top of page
Eye Trial Frame

Principais doenças oculares

Doenças oculares: Recursos

Miopia

Distúrbio funcional da visão em que os objetos distantes são vistos fora de foco. A visão de perto não é prejudicada nesta condição. Os fatores genéticos são os mais importantes e as manifestações normalmente começam na infância ou adolescência com tendência a aumentar o grau até certa idade por volta dos 20 anos. O uso de óculos ou lentes de contato permitem enxergar no foco correto e existe correção com a cirurgia refrativa.

miopia2.jpg

Hipermetropia

Olhos com hipermetropia exigem esforço visual para que as imagens tanto longe quanto perto fiquem focadas. Quanto mais perto e maior o grau aumenta o esforço o que leva a dores de cabeça, sonolência e cansaço. Os sintomas dependem da idade, jovens toleram graus leves a moderados de hipermetropia sem uso de óculos. Já idosos são totalmente dependentes dos óculos principalmente para perto. Pode ser corrigida por meio de cirurgia.

hipermetropia.jpg

Astigmatismo

Nessa condição, os objetos vistos ficam fora de foco em qualquer distância. Isso porque os olhos não conseguem concentrar os raios de luz em um ponto único, devido a diferença de curvaturas entre os eixos principais da superfície ocular. Pode ser simples ou associado com miopia ou hipermetropia. O uso dos óculos e lentes de contato tóricas permite que o indivíduo enxergue normal. Também pode ser corrigido pela cirurgia refrativa.

astigmatismo.png

Presbiopia

Ocorre quando perdemos a capacidade de mudar o foco de longe para perto. Isso porque temos um músculo dentro dos nossos olhos que realiza essa focalização e por volta de 40 anos de idade em diante ele perde a força necessária para isso.

presbiopia.jpg

Catarata

Principal causa de cegueira reversível no mundo. Condição em que ocorre opacificação da lente natural que temos dentro dos olhos, o cristalino, bloqueando a entrada da luz que forma as imagens que vemos. Tem como causas congênita, trauma ocular, uso de medicações, cirurgias oculares e a principal delas que surge naturalmente com o tempo: a senil.
Os sintomas iniciais são mudança no grau, diminuição do contraste e da qualidade da visão. Com a progressão da catarata a visão vai piorando ao ponto de não enxergar mais.
O tratamento é feito removendo o cristalino opacificado e substituindo por uma lente transparente que restabelece a qualidade da visão. Com a evolução da técnica e das lentes intra-oculares  podemos reduzir ou eliminar a necessidade de óculos.
A decisão de se submeter à cirurgia, o momento e o tipo de lente deve ser discutido juntamente com seu médico para se obter a um melhor resultado.

catarata.jpg

Pterígio

É o crescimento de tecido fibrovascular sobre as córneas em direção a pupila. Causa irritações, lacrimejamento, vermelhidão e pode levar também ao embaçamento visual. Está relacionado a fatores genéticos, exposição solar e fatores irritantes aos olhos. A remoção é cirúrgica e a decisão de operá-lo deve ser tomada juntamente com seu médico, uma vez que em algumas circunstâncias existe uma grande chance de voltar a crescer.

pterígio.jpg

Glaucoma

Principal causa de cegueira irreversível no mundo, é uma doença geralmente lenta e silenciosa. Por isso a importância de consultas regulares com oftalmologista. Caracterizada por uma lesão específica no nervo óptico que é o responsável por transmitir as imagens para o cérebro. Está, na maioria das vezes, associada a pressões oculares elevadas. Leva a perda de visão periférica e se não for tratado compromete a visão central também impactando profundamente na qualidade de vida. Indivíduos que tenham familiares com a doença devem ter atenção redobrada.

glaucoma.jpg
bottom of page